novembro 14, 2011

VÍDEO SOBRE ACUPUNTURA-  GLOBO REPORTER

AURICULOTERAPIA

É uma técnica em que se usa o pavilhão auricular para efetuar estímulos aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central. A auriculoterapia estimula pontos, situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio. Esta técnica possibilita também a desintoxicação causadas por drogas, álcool e nicotina. Existem várias formas de estímulo ao pavilhão auricula: 1. Agulha sistêmica, 2. Agulhas de uso semipermanente, no qual o  paciente deve permanecer com as agulhas pelo prazo máximo de sete dias e cuidar para que não haja contaminação. 3. Ponto esfera/ cristal - Constituído por uma pequena esfera de metal ou de cristal, normalmente se usa em crianças com idade até 12 anos e em adultos com orelhas sensíveis. 4. Ponto semente- É uma pequena semente de mostarda, usada da mesma forma que o ponto esfera. 5. Estímulos elétricos, 6. Laser, 7. Agulhas intradémicas ou akabane; Podem ser utilizadas também massagens auriculares.

Relação analógica do feto e pavilhão auricular
A auriculoterapia tem papel importante para a escolha do tratamento em fisioterapia, para quadros álgicos, bem como para outras patologias.A analogia do feto se fundamenta na inervação do pavilhão auricular, pois este apresenta relação neurológica com os pares cranianos, fazendo o arco reflexo; orgão víscera,pavilhão auricular.

ACUPUNTURA

A acupuntura é uma técnica milenar de cura chinesa que trabalha a harmonização da energia do corpo através da inserção de finíssimas agulhas em pontos espalhados por todo o corpo. De acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa, a manipulação das agulhas trabalha a energia vital ou Chi, que flui por meridianos espalhados por todo o corpo e é responsável por sua nutrição. Um bloqueio no livre fluxo do Chi causa desarmonias que consequentemente se transformarão em dor ou doenças.
Para a filosofia da medicina chinesa não existe a dicotomia mente x corpo como no pensamento cartesiano ocidental. O homem é observado e tratado de forma integral, de modo holístico, buscando o equilíbrio mental, físico, espiritual e psicológico.
Na prática, a acupuntura é uma forma eficaz e importante no tratamento de diversos distúrbios como tendinites, fibromialgia, torcicolos, lombalgias, bursites, protrusão e hérnia de disco, além de dores musculares; e exibe excelente resultados no tratamento de enxaqueca, alergia, asma, ansiedade, bronquite, diabetes, estresse, infertilidade, pressão alta, psoríase, retenção de líquido, síndrome de pânico, sudorese excessiva, sensação de inchaço estomacal, depressão, inchaço nas pernas, depressão, insônia, irritabilidade, TPM, obesidade, gastrite além de muitas outras doenças.
Além dos benefícios obtidos fisicamente, o interessante nos tratamento de acupuntura é o restabelecimento do equilíbrio emocional que deixa os pacientes mais tranqüilos, menos ansiosos, mais dispostos, mais bem humorados e normalmente sentem bem estar e paz.
Quando o paciente tiver bloqueio energético, dependendo do tipo de problema, pode sentir certa indisposição no começo do tratamento. Isso representa o processo de desbloqueio através dos tratamentos feito pelo acupunturista. Este aspecto normalmente melhora a cada sessão realizada, e a indisposição inicial será substituída pela recuperação energética e o bem estar do paciente.
Normalmente o tratamento ocorre de forma simples e suave. É uma forma mais natural de restabelecimento da saúde, sem efeitos colaterais e utilizando a própria energia reparadora do indivíduo
São mais de 5000 de anos de estudos e comprovações sobre os métodos de tratamentos, hoje a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é usada no mundo inteiro, sua eficiência é inquestionável principalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que incentiva práticas sérias e comprovadas que melhorem a saúde e qualidade de vida da população mundial.

VÍDEO SOBRE ACUPUNTURA- GLOBO REPORTER